Apresentação PIBEX: TSEE

CARACTERÍSTICAS:

O projeto de inclusão na tarifa social de energia elétrica é destinado inicialmente a 20 (vinte) famílias de baixa renda, visando sanar suas necessidades sócio-econômicas e educativas, desse modo, nosso compromisso é de informá-los sobre seus direitos e deveres no que tange o setor energético. O programa de extensão PIBEX da PROCEA/UNIR faz com que o conhecimento adquirido na instituição de ensino superior seja repassado de maneira compreensível à sociedade, através de projetos como este.

O grande diferencial desse projeto é estar diante da realidade da comunidade inserindo programas educativos, a princípio no bairro vila princesa e posteriormente em outros bairros da cidade de Porto Velho. 

Atualmente  a região  Norte passa por um momento de expansão econômica com a construção das Usinas Hidroelétricas no rio Madeira: Santo Antônio com 3150 MW e Jirau com 3300 MW de potência instalada, e para que a população possa participar de forma proativa no desenvolvimento do estado, podemos dar o aporte necessário  da área de engenharia elétrica convidando e motivando jovens se tornarem futuros engenheiros eletricistas com qualidade técnica e conscientes do desenvolvimento sustentável necessário na Amazônia.


OBJETIVO GERAL:


Os discentes do curso de Engenharia Elétrica da UNIR, sob supervisão de professores, realizarão ações técnicas e informativas que envolvem palestras e mini-cursos direcionados à comunidades carentes para que as mesmas sejam inseridas no programa de TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA de acordo com as condições definidas na resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL n°407 e com as regras introduzidas pela Lei n°12.212/2010 auxiliando famílias de baixa renda na obtenção de subsídios para reduzir o custo da energia elétrica consumida.


ABRANGÊNCIA:


O envolvimento dos discentes do curso de Engenharia Elétrica em projetos de extensão, sob supervisão dos professores, contribui para a formação de profissionais com senso crítico para atuarem na resolução de problemas e que principalmente considerem os aspectos sociais, ambientais, culturais e econômicos envolvidos. Portanto, no contexto deste projeto temos acesso a várias esferas: municipais e estaduais para atuação direta. Escolas públicas, concessionária, prefeitura, todas do município de Porto Velho serão parceiros fundamentais para o sucesso deste projeto.


RESULTADOS ESPERADOS:
  • Formação alunos da engenharia com foco no social, além do técnico;
  • Redução significativa das dificuldades educacionais em famílias de baixa renda;
  • Realização de palestras informativas pelos bolsistas;
  • Produção de material didático-informativo sobre os “Benefícios da Energia Elétrica”;
  • Publicação e divulgação dos materiais em eventos de Extensão Universitária;
  • Institucionalização deste projeto no Programa de Extensão da UNIR.